O Secretário Geral do CELAM e Presidente do Comitê Organizador, Dom Andrés Stanovnik, destacou a feliz coincidência da solenidade da Virgem de Fátima com o próximo início, a exatamente um ano, da V Conferência do Episcopado latino-americano e do Caribe que se realizará de 13 a 31 de maio de 2007 em Aparecida, Brasil.

O também Bispo de Reconquista (Argentina) indicou que "felizmente esta data coincide com a memória de Nossa Senhora de Fátima, cujo rosto mestiço, próximo e terno nos mostrou em Guadalupe, e agora nos convoca desde sua pequena e bela imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida".

Dom Stanovnik lembrou a necessidade de cuidar com "especial dedicação e esmero a seus filhos mais pequenos, indefesos e pobres", já que somos "nações abertas a todos os povos da terra que decididamente optam pela vida de todos os homens e mulheres, sem exclusões, desde sua concepção e até sua morte natural".

Para o Prelado, "nos encontramo em um período muito importante de reflexão e elaboração de contribuições ao Documento de Participação das Igrejas Particulares, nos organismos eclesiásticos que dependem das Conferências Episcopais e aqueles continentais com diversos vínculos com a Igreja Católica" e destacou a realização de muitos eventos que estão se realizando para tal fim. Finalmente, o Secretário Geral do CELAM, pediu que, "com Maria, Mãe da Igreja" rememos "mar adentro, para que nossos povos tenham vida abundante em Cristo e em solidariedade construamos a fraternidade e a paz. A todas as pessoas e comunidades que colaboram com a preparação da V Conferência, chegue nossa cordial saudação e nosso alento no caminho espiritual que nos leva a encontro de Aparecida".