Hoje, segunda-feira 15 de maio, o Arcebispo de Buenos Aires e Primaz da Argentina, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, apresentará o livro "A América Latina do Século XXI", escrito pelo pensador uruguaio Alberto Methol Ferré e o jornalista italiano Alver Metalli em uma produção da Editora Edhasa.

"O mundo mudou radicalmente nas últimas duas décadas. O século XX se fechou com o colapso do comunismo, o XXI se abriu sob o signo de uma guerra contra o terrorismo que prefigura cenários inéditos. E estes novos cenários, de muito diversas maneiras, afetam a América Latina", diz a publicação em sua apresentação.

Seus autores antecipam que as reflexões da obra são o resultado de anos de encontros, discussões e observações da realidade, mas também do exercício de "responsabilidades em organismos de importância continental, e de uma profissão desempenhada em contato permanente com diversas realidades nacionais".

A editora considera que a obra de Methol Ferré y Metalli é de "leitura obrigatória para aqueles que acreditam que o destino latino-americano não está condenado pelas desventuras das últimas décadas, mas sim pelas ações concretas com que lavremos um futuro melhor".