A cidade de Vrbnik na ilha do Krk é o primeiro lugar da costa croata do Adriático que por iniciativa das autoridades foi declarada "zona casta".

Conforme informa o jornal croata Jutarnji list, autoridades municipais explicaram que tal medida significa que no "casco antigo" desta pequena cidade se pedirá que, por decoro e urbanidade, os turistas e demais habitantes do lugar não andem de biquíni ou traje de banho, "inapropriados para um lugar cheio de lugares sagrados".

Assim como toda a ilha setentrional croata de Krk, Vrbnik é conhecida por sua forte tradição católica, lugar natal do primaz da Igreja Católica na Croácia, o Arcebispo de Zagreb, Cardeal Josip Bozanic.

A decisão foi tomada a partir de uma recomendação do vigário do Bispado de Krk, Dom Ivan Kordic, sobre a necessidade de introduzir "zonas castas" nos centros urbanos das cidades na costa adriática, a que durante o verão recebem muitos turistas.

Esta medida provocou calorosas polêmicas entre os que estão a favor e os que estão contra. Um representante da prefeitura declarou que "não se trata de proibições, mas sim de um chamado à cortesia, decoro e urbanidade, apropriadas para um antigo centro urbano em que se encontram muitos edifícios sagrados".