Em coletiva de imprensa, os bispos belgas reafirmaram sua solidariedade com ilegais que ocupam as Igrejas no país e expressaram sua esperança de uma rápida solução para este problema.

Os prelados indicam que "o problema dos refugiados é um assunto crucial em nossa sociedade. Os bispos reafirmam nossa solidariedade com eles e a esperança por uma adequada solução para o problema".

Do mesmo modo, indicaram que "entendem que alguns destes ilegais tenham recorrido a ocupar as Igrejas para que mais gente atenda o problema" e afirmaram que "não aceitaremos ser manipulados por nenhuma das partes envolvidas".

"Em nenhum caso os bispos admitem as greves de fome nas Igrejas como meio de pressão", assinalaram e lembraram que "as Igrejas não são o mais adequado para tal tipo de ações. portanto é preferível que os pastores proporcionem outros espaços disponíveis para acolher estas pessoas".

Do mesmo modo, declararam que "a normalização da situação dos imigrantes sem documentos é, acima de tudo, um assunto político. Por eles se requer uma resposta política. Os bispos compreendem que é um assunto de não fácil manejo".

"Permanecer em silêncio ou pior ainda, manter-se indiferente não se pode aceitar", denunciaram e concluíram enfatizando que "os bispos só podem convidar a estas pessoas a ser generosas".