O Papa João Paulo II fez chegar através do Cardeal Ângelo Sodano, Secretário de Estado, suas condolências pela tragédia que custou a vida de mais de 300 pessoas em um incêndio produzido em um centro comercial no Paraguai.

O telegrama, dirigido a Dom Pastor Cuquejo, Arcebispo de Assunção, indica que o Pontífice “recebeu com profundo pesar a triste notícia do incêndio ocorrido em um centro comercial do bairro da Santíssima Trindade dessa capital, que causou tantos mortos e feridos, enchendo de luto e dor a várias famílias”.

“O Santo Padre oferece sufrágios pelo eterno descanso dos falecidos e eleva suas preces para que o Senhor conceda consolo e serenidade espiritual aos que choram a perda de seus seres queridos”, continua a mensagem.

“Rogo a vossa excelência que transmita o sentido pesar de Sua Santidade aos familiares das vítimas e lhes expresse sua paterna solicitude e seus sentimentos de proximidade, ao mesmo tempo em que lhes dá de coração a confortadora bênção apostólica como sinal de esperança em Cristo Ressuscitado”, conclui.

Mais de 300 pessoas morreram e outras tantas ficaram feridas no incêndio do centro comercial da capital paraguaia, cujas portas foram bloqueadas para evitar que os clientes se fossem sem pagar em meio ao fogo.

O  incêndio foi descrito como “a maior tragédia desde a Guerra do Chaco”,  pelo Presidente do Congresso, Miguel Carrizosa.