O Arcebispo de Mercedes-luján, Dom Rubén Héctor Di Monte, lembrou aos integrantes da Junta Regional de Educação Católica (JUREC) que "hoje, mais do que nunca, é preciso ensinar a doutrina da fé, porque os problemas da juventude têm uma raiz de solidão, confusão, indecisões e insegurança".

Durante sua homilia da Missa pelo início das atividades da JUREC, o Arcebispo de Mercedes-luján insistiu que "a Igreja espera dos colégios católicos fortaleza e esperança para perseverar na formação de seus alunos na fé" e insistiu à organização a "não desanimarem por nada". Destacou além disso que "os colégios católicos têm como centro o ensino do religioso".

"É um esforço muito difícil –prosseguiu– porque quem está envolvido nesta tarefa há muitos anos, ja viu que uma e outra vez esse esforço está cheio de dificuldades, que avança com lentidão e é complicada. Mas a sociedade nos pede hoje que tenhamos outra vez esse desejo de ensinar, ajudar e amar nossos alunos com verdadeiro carinho".

Dom Di Monte precisou que "há diferença entre instruir e educar, a instrução é armazenar dados, educar é ter esses mesmos dados, mas para acessar a uma vida verdadeiramente humana, que é o mesmo que dizer cristã".