Na próxima quinta-feira, 18 de maio, será celebrada uma grande Missa na qual se consagrará no Paraguai o primeiro Santuário nacional dedicado a Nossa Senhora dos Milagres de Caacupé.

"A pastoral de um santuário deve brilhar por sua excelência, profundidade e eficácia", afirmou Dom Claudio Giménez, Bispo de Caacupé, que presidirá a Eucaristia que se iniciará às 9h e que será concelebrada por bispos e sacerdotes do Paraguai e prelados convidados da Argentina, Uruguai e Brasil. Deste modo destacou que a consagração da catedral santuário se iniciou na prática no dia 18 de maio do ano passado com a ativa participação das 22 paróquias da diocese do Caacupé.

O Prelado disse que no mundo há uma infinidade de templos consagrados do porte do santuário da Virgem de Caacupé, mas no Paraguai só existe este que se constituiu em um lugar privilegiado da religiosidade de um povo.

Durante a liturgia se rezará uma oração própria da consagração ou dedicação de um santuário, em seguida alguns dos bispos que concelebrarão ungirão o altar e doze partes do santuário (paredes e colunas) com o santa crisma.

A dedicação se realizará depois de 61 anos do início da construção do templo em 4 de abril de 1945. No início deste ano concluíram as obras, cuja construção se deveu em grande parte para as doações dos paraguaios, também convidados à celebração.