O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Alfonso López Trujillo, afirmou que a despenalização do aborto na Colômbia "atenta contra a vida humana, contra a lei natural e contra a verdadeira textura jurídica".

Em diálogo com a Rádio Cadena Nacional da Colômbia (RCN), o Cardeal colombiano afirmou hoje que a decisão da Corte Constitucional é "é uma má notícia, fruto de pressões internacionais que desrespeitam muitos colombianos" e é, além disso, uma notícia muito triste.

Indicou também que embora a lei tenha sido aprovada e juridicamente se dêem por lícitos esses assassinatos, em alusão ao aborto, "isso não vale para o crente, que deve seguir a lei de Deus". "Os que conspiram contra a vida e são cúmplices incorrem em excomunhão. A isso deve ater-se o católico", advertiu o Cardeal.

Do mesmo modo, considerou que "a legalização do aborto é uma estupidez jurídica. A Corte Constitucional não tem direito de dizer se há ou não crime. Esta é uma má notícia, fruto de pressões internacionais que desrespeitam muitos colombianos".