Durante o encontro com o Presidente da Venezuela, o Papa Bento XVI pediu a Hugo Chávez respeitar a autonomia da educação religiosa, posta em risco por sua atual política educativa.

O diretor de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, informou sobre a natureza do encontro, assinalando que "no curso da conversa o Presidente explicou ao Santo Padre os projetos de mudança social em andamento no país. Bento XVI submeteu à atenção do Presidente alguns temas que lhe interessam particularmente".

"Em primeiro lugar, reafirmou a liberdade da Santa Sé na nomeação de bispos e auspiciou que a Universidade Católica Santa Rosa de Lima mantenha sempre sua identidade católica".

"O Santo Padre –continua o comunicado– expressou também sua preocupação com um projeto de reforma do ensino onde não haveria lugar para o ensino religioso. pediu, além disso, que os programas de saúde pública mantenham como ponto chave a proteção da vida desde seu começo. Enfim, destacou a exigência da independência dos meios de comunicação católicos".

"Por sua vez, o Presidente Hugo Chávez garantiu seu interesse pelos pedidos do Santo Padre e seu compromisso para superar toda tensão, respeitando os direitos legítimos de todos".

"Ao final, o Santo Padre entregou ao Presidente uma carta pessoal que resume sua solicitude pastoral pelo bem do país" .

Durante o encontro, o Papa e Chávez trocaram presentes. O Santo Padre apresentou ao Presidente uma medalha de ouro e um Terço comemorativos de seu pontificado, enquanto o Presidente apresentou uma lâmina plastificada com a imagem de Simón Bolívar.