O Papa João Paulo II expressou hoje profunda dor e preocupação pelos ataques simultâneos contra templos católicos ocorridos ontem nas cidades iraquianas de Bagdá e Mosul.

Segundo explicou o vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe Ciro Benedettini, C.P.,  “frente aos trágicos ataques a diversas comunidades católicas no Iraque, tanto mais graves porque estiveram dirigidos contra os fiéis que estavam reunidos em oração no dia do Senhor, o Santo Padre expressou sua proximidade aos católicos iraquianos tão dolorosamente provados”.

“É terrível e muito preocupante, porque é a primeira vez que os lugares de culto cristãos são tomados por objetivo no Iraque”, destacou o padre Benedettini.

Na mensagem enviada a Sua Beatitude Emanuel III Delly, Patriarca da Babilônia dos Caldeus  e Presidente da Assembléia de Bispos Católicos do Iraque, o Santo Padre disse que “nesta hora de provação estou espiritualmente próximo à Igreja e à sociedade iraquiana e renovo as expressões de minha emocionada solidariedade aos pastores e fiéis, assegurando-lhes minha oração e meu constante compromisso para que quanto antes se instaure neste amado país um climade paz e de reconciliação.

Ao mesmo tempo auguro que todos os crentes do único Deus clemente e misericordioso se unam em lamentar toda forma de violência e cooperem para o retorno da concórdia na atribulada terra iraquiana”.