O Papa Bento XVI nomeou Dom Orlando Brandes, até agora Bispo de Joinville (Brasil), Arcebispo Metropolitano de Londrina, no estado de Paraná.

Dom Brandes sucede Dom Albano Bortoletto Cavallin, cuja renúncia ao governo pastoral da arquidiocese foi aceita pelo Pontífice por limite de idade.

O novo Arcebispo de Londrina nasceu em Urubici, na diocese de Lages, estado de Santa Catarina, em 13 de abril de 1946. Completou seus estudos humanísticos e filosóficos no seminário menor São João Vianney em Lages e no Seminário Rainha dois Apóstolos em Curitiba, obteve a licenciatura de teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e a de teologia moral na Pontifícia Academia Alfonsiana, também de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 6 de julho de 1974 e incardinado na diocese de Lages. Desempenhou-se então como professor do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC). Foi também Diretor Espiritual dos estudantes de teologia da diocese de Lages e Joinville, reitor do Seminário Maior de Florianópolis e finalmente Diretor do ITESC.

Foi nomeado bispo de Joinville em 9 de março de 1994, recebendo a ordenação episcopal em 5 de junho do mesmo ano.

A arquidiocese de Londrina tem uma superfície de 6 mil e 594 quilômetros quadrados, uma população de 911 mil habitantes, dos quais 666 mil são católicos. Para o governo pastoral, o novo Arcebispo conta com a colaboração de 140 sacerdotes, 317 religiosos e 23 diáconos permanentes.