O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, afirmoou que "se questionado o direito à vida como anterior ao poder do Estado, é abalado todo o edifício dos direitos humanos e o princípio de participação democrática dos cidadãos".

Assim assegurou o Cardeal em sua conferência "O bispo e a proclamação do Evangelho da vida" pronunciada durante o Congresso Internacional "Europa pela Vida" celebrado de 4 a 7 de maio, organizado pela Universidade Católica Santo Antonio de Murcia (UCAM), o Pontifício Conselho para a Família e o Bispado de Cartagena.

O Cardeal Rouco lamentou o aumento do número de abortos ano após ano, inclusive o dos chamados "tardios" e ressaltou a urgência de contar com uma colocação renovada da presença dos cristãos na vida pública.

"A incidência da questão do direito à vida nas relações institucionais Igreja-Estado-Comunidade política é evidente e exige do bispo uma constante preocupação pelo Evangelho da vida nas relações pessoais e no diálogo público com os representantes do poder político", indicou o Cardeal.