O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, referiu-se aos incidentes de São Salvador Atenco e advertiu que "a ninguém está permitido provocar a violência", seja com palavras ou com obras.

O Cardeal assinalou que "neste país todos temos direito a fazer nossas propostas, mas o que ninguém pode fazer, porque vai contra México, é incitar à violência. A ninguém está permitido provocar a violência, quer seja com palavras, quer seja com obras".

Com respeito às declarações do subcomandante Marcos, líder do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), o Arcebispo disse que "se vier em plano de propostas, em plano de promoção, em plano de expressar suas inquietações, sempre será bem-vindo, mas se deve incitar à violência, não tem cabida no México".

Assinalou que outro tipo de violência é a pobreza, a falta de serviços básicos e a ignorância. Indicou que estes flagelos não se resolvem com discursos nem com propostas orais, mas sim com obras e com justiça para que possa haver paz social.