O banco espanhol Fortis e o grupo financeiro Ibergestión lançaram no mercado espanhol o primeiro fundo de investimento católico: Compromisso Fundo Ético, F. I, no que se poderá investir dinheiro sem faltar com os ensinamentos da Igreja.

O fundo, que será avaliado a cada dois meses por uma comissão ética, estará aberto em todos os mercados financeiros mundiais, mas não investirá em fabricantes de armamento ou que favoreçam o militarismo; empresas que discriminem entre seus empregados e vulnerem os direitos humanos; ou em companhias relacionadas ao sexo, o álcool e o tabaco.

Na hora de escolher uma companhia para colocar o dinheiro, além da rentabilidade, levará em conta os certificados de meio-ambiente obtidos pela empresa, as políticas de gestão de resíduos; a política de estabilidade trabalhista; as contribuições em causas beneficentes e a ajuda ao Terceiro Mundo; a integração de deficientes; o bom governo corporativo; e a política que concilie a vida familiar e o trabalho: creches no trabalho ou facilidade para a redução da jornada por maternidade, tanto para o homem como para a mulher.

O produto financeiro estará administrando pelo Fortis, um dos principais bancos de investimento europeus, com uma capitalização que ronda os 31 trilhões de euros. "Compromisso Fundo Ético deve cobrir um vazio no mercado espanhol de investimento coletivo. As instituições religiosas levavam tempo demandando um fundo adequado a elas, no que soubessem que seu dinheiro estaria investido em empresas com critérios éticos e morais", afirma um porta-voz do Fortis.

A Ibergestión é uma companhia independente criada faz uns dez anos por várias congregações religiosas para assessorar a instituições católicas em seus investimentos financeiros. O presidente é Francisco Cabrerizo, membro dos Irmãos da Sagrada Família.