100 pessoas, entre técnicos de informática, comunicadores sociais, religiosos, sacerdotes e administradores das jurisdições eclesiásticas do Peru se congregam no Primeiro Encontro Nacional que celebra a Rede de Informática da Igreja na América Latina no Peru (RIIAL- Peru).

Os participantes, que provêm de 41 jurisdições, realizarão diversos trabalhos até o sábado, 13 de maio. A reunião tem como objetivo capacitar os referentes e agentes pastorais das dioceses e entidades da Igreja, no uso da informática para potencializar seu trabalho pastoral, usando sistemas próprios.

Em uma mensagem enviada aos participantes do Encontro, o Presidente do Pontifico Conselho para as Comunicações Sociais, Dom. John Foley, ressaltou a presença da Rede de Informática da Igreja na América Latina no Peru, como "uma das maiores do continente". "É um evento longamente sonhado e por isso é tão grato ver cumprida sua realização", manifestou em sua missiva. Deste modo considerou oportuna a realização deste evento dado o apoio no processo comunicativo que a RIIAL presta aos países da América Latina, em sua preparação para a V Conferência Geral do Episcopado latino-americano.

Em sua carta expressou também especial gratidão a Dom. Juan José Larrañeta Olleta, Secretário Geral da CEP e Presidente da RIIAL- Peru, e à Sra. Rosa Ramón, Coordenadora Nacional e demais colaboradores.

O evento foi inaugurado com uma Missa, concelebrada pelo Dom Ricardo García García, Bispo Prelado do Yauyos e Presidente da Comissão Episcopal de Comunicação Social; Dom. Juan José Larrañeta Olleta, Vigário Apostólico de Porto Maldonado; Dom Juan Antonio Ugarte Pérez, Arcebispo de Cuzco; e os sacerdotes presente no encontro. Durante a homilia, Dom Ricardo García, lembrou a existência da RIIAL "como uma rede da Igreja, para a Igreja e a sociedade", quer dizer, "como um instrumento de comunicação, encontro e Evangelização". Neste sentido, disse "a RIIAL nos ajuda a conhecer e compreender a situação que vivem os demais, assim como estreitar vínculos entre as Igrejas particulares".

Por sua vez, Dom. Larrañeta destacou a realização do Encontro de cara à celebração da V Conferência Geral do Episcopado latino-americano, sendo um dos principais temas da reunião o uso e manejo de ferramentas de informática para participar dela. Também figuram temas como: trabalho e serviços que a RIIAL oferece, apresentação do Office Eclesiástico (aplicativo para a administração de dioceses e paróquias), oficina para a criação de Páginas Web na Igreja, entre outros.

Este evento conta com a presença do Edgardo Lurig, Responsável pelo Centro de Formação e Desenvolvimento da RIIAL "Nossa Senhora do Guadalupe" e Carlos Correa, Coordenador Nacional da Rede de Informática da Igreja na América Latina no Chile (RIIAL- Chile).