Nesta manhã, diante de milhares de fiéis que se congregaram na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI deu a catequese sobre a "A sucessão apostólica" e se referiu a esta como uma continuidade espiritual em quanto lugar da ação e transmissão do Espírito Santo.

O Santo Padre destacou que "como no início da condição de apóstolo há um chamado e um envio do Ressuscitado, do mesmo modo há um chamado e envio de outros, realizados na força do Espírito por parte de quem já está constituído no ministério apostólico. Será o caminho pelo qual será confiado o ministério do ‘episcopé’".

Sobre tal ministério, sobre sua configuração, o Pontífice afirmou que se trata "de um desenvolvimento guiado pelo Espírito de Deus, que assiste a Igreja no discernimento das formas autênticas da sucessão apostólica, sempre melhor definidas entre uma pluralidade de experiências e de formas carismáticas e ministeriais, presentes na comunidade das origens".

"A sucessão apostólica na função episcopal –disse o Pontífice– se apresenta como garantia da perseverança na tradição apostólica. Nesta continuidade da sucessão está a garantia do perseverar, na comunidade eclesiástica presente, do Colégio apostólico. Mas a continuidade também é entendida no sentido espiritual, porque a sucessão apostólica no ministério é considerada como lugar privilegiado da ação e da transmissão do Espírito Santo".

Também ressaltou que "a apostolicidade da comunhão eclesiástica consiste na fidelidade à fé e à praxe dos Apóstolos, através dos quais é assegurada a união histórica e espiritual da Igreja com Cristo".

Depois de ter lido uma tradução em várias línguas de sua meditação, o Santo Padre entoou o Pater Noster e deu a bênção apostólica.