Com a próxima estréia do filme O Código Da Vinci, baseado no livro de Dan Brown, a Conferência Episcopal Peruana (CEP), advertiu que este é um "romance de ficção que se pretende apresentar como verdade", e pediu aos católicos que fortaleçam sua fé.

Através de um comunicado, a CEP afirmou que "o livro desvirtua a obra de Jesus Cristo e a Igreja, ofende os católicos bem formados e praticantes, semeia dúvidas sobre Cristo e a própria Igreja, suscita a curiosidade e a dúvida sobre os mistérios mais sagrados de nossa fé". Além disso, o texto comete "vários enganos históricos e artístico-culturais, criados com a única finalidade de originar grandes lucros".

Frente a este ataque sistemático, os bispos peruanos insistem aos fiéis a intensificar a "catequese sobre nossa fé", a verdadeira história de Jesus "e a profundidade do mistério pascal", assim como "nossas convicções na Igreja Católica", que "leva dois mil anos de vigência espiritual ininterrupta". Além disso, convida-os a manter "um juízo crítico, a fim a preservar a verdade histórica e evangélica".

Evangelho gnóstico de Judas

Do mesmo modo, o Episcopado peruano advertiu que o evangelho gnóstico de Judas, publicitado pela National Geographic, tem também o objetivo de "desvirtuar a fé e a sensibilidade dos crentes", pondo em dúvida "a encarnação e a divindade de Jesus".

A CEP lembra que este texto data de finais do século II, quer dizer, "posterior aos Evangelhos Canônicos escritos entre os anos 50 e 60 D.C", e "a pregação apostólica oral". Do mesmo modo, adverte que este evangelho reflete a heresia gnóstica, combatida por Santo Irineu entre os anos 125 e 200 D.C. por seus enganos doutrinais.

O comunicado está assinado pelo Presidente e Secretário Geral da CEP, Dom. Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, e Dom. Juan José Larrañeta Olleta, respectivamente.

Mais informação sobre o Código Da Vinci, em:
http://www.acidigital.com/controversia/davinci.htm