O Vigário Pastoral da diocese de Santa Rosa de Osos, Padre Alberto Pérez, afirmou que a Igreja tem a certeza de o Padre César Darío Peña, seqüestrado há quatro meses por membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), foi assassinado no cativeiro.

“Temos a certeza de que o Padre foi executado pelos seus seqüestradores, e queremos que estas pessoas nos devolvam o cadáver do Padre César”, afirmou o sacerdote.

Segundo a imprensa local, o corpo do sacerdote –seqüestrado no dia 16 de março- e que está no município de Valdivia, foi atirado por seus captores ao rio Nechí, em Antioquia, em uma zona perto de onde foi se            qüestrado.

Por sua vez, em um comunicado oficial publicado em 9 de julho, a Conferência Episcopal Colombiana (CEC) exigiu saber se o sacerdote seqüestrado “está vivo ou morto” e exige  imediata libertação de todos os seqüestrados no país. Os guerrilheiros não responderam ao pedido dos bispos.

O Bispo de Santa Rosa de Osos, Dom Jairo Jaramillo, explicou que as FARC acusavam o sacerdote de manter estreitos “vínculos” com os grupos paramilitares.

Segundo cifras oficiais, pelo menos um arcebispo, um bispo e meia centena de religiosos foram assassinados e outros 19 foram seqüestrados nos últimos anos pelos grupos guerrilheiros.