O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, advertiu que as leis que permitem o consumo de drogas farão com que a violência aumente no país.

Recentemente, o Senado e a Câmara de Deputados aprovaram as reformas à Lei Federal de Saúde e aos códigos Penal Federal e de Procedimentos Penais, que permitem o consumo livre de drogas em quantidades mínimas. Entretanto, o Presidente Vicente Fox decidiu finalmente vetá-la.

Em declarações à imprensa, o Cardeal indicou que não tem sentido aprovar uma lei que incentiva a dependência de drogas, mas que por outro lado, condena o tráfico de drogas.

Por sua vez, o editorial do semanário Desde la Fe, órgão informativo da arquidiocese do México, criticou a pressa com que os parlamentares aprovaram uma lei imatura, incompleta e sem equilíbrio. "Não podemos ficar calados diante de decisões tão absurdas e equivocadas de nossos legisladores, que em vez de procurar o bem comum, cruzam os braços diante do mal comum", denunciou o semanário.

Não obstante, critica que a lei compare uma pessoa que sofre uma doença grave com aqueles que são drogados devido a um consumo desordenado.

A reforma aprovada estabelece que será permitido portar como consumo pessoal 25 miligramas de heroína; cinco gramas de maconha; 250 miligramas de cogumelos alucinógenos e 100 gramas de anfetaminas.