O Cardeal Ângelo Sodano, Secretário de Estado, em nome do Papa Juan Paulo II  enviou um telegrama de pêsames e solidariedade às vítimas de uma espantosa explosão de gás na Bélgica.

Uma terrível explosão produzida por um vazamento em um gasoduto na Bélgica provocou nesta sexta-feira bolas de fogo gigantes no ar e atirou corpos a centenas de metros de distância no maior desastre industrial na história recente do país.

Pelo menos 15 pessoas morreram e 200 ficaram feridas em conseqüência da explosão na zona industrial de Ghislenghien, perto da cidade de Ath, a 40 quilômetros ao sudoeste de Bruxelas.

“Havia cadáveres no estacionamento, no campo, carros destruídos em uma área de meio quilômetro”, disse o porta-voz dos bombeiros, Francis Boileau. No telegrama enviado a Dom Karl-Josef Rauber, Núncio Apostólico na Bélgica , o  Cardeal Sodano afirma que após a notícia da tragédia ocorrida na região de Ath, no sul da Bélgica, o Papa me pediu que lhe comunique que se une na oração às pessoas atingidas por esse drama.

O Pontífice confiou os defuntos “à misericórdia de Deus para que os acolha em sua paz. Reza pelos numerosos feridos e suas famílias, para que encontrem em torno a eles ajuda e consolo. Anima os socorristas e os diversos serviços sanitários na importante missão de acolher e curar os feridos e de prestar assistência às famílias  e aos habitantes da região”.

Finalmente, o Pontífice “pede ao Senhor que faça sentir a todos sua proximidade e concede aos feridos, a seus familiares e a todos os atingidos por esta catástrofe a bênção apostólica”.