O Presidente em exercício da Conferência Episcopal Chilena, Dom Gonzalo Duarte, expressou a preocupação dos bispos chilenos com o projeto de lei de subcontratação, embora tenha advertido que a Igreja não propicia tecnicamente uma solução particular.

"A doutrina social católica tem diversas vezes afirmado a necessidade d eum tratamento digno e justo com todo tipo de trabalhador e que, como parece evidente para muitos, isto não está ocorrendo no caso de inumeras pessoas subcontratadas em nosso país", disse Dom Duarte.

Acrescentou que "é por isso que pessoas da Igreja propuseram com energia a necessidade de abordar o mais rápido possível como sociedade uma solução adequada para este problema, considerando também a situação das pequenas e médias empresas que podem ser afetadas".

"Esta postura não significa, é óbvio, que a Igreja esteja propiciando tecnicamente a forma concreta dessa solução, matéria que corresponde aos legisladores e ao mundo político, escutando o parecer de todos os envolvidos e a contribuição técnica dos especialistas; são eles os que têm a tarefa de resolver qual é o melhor modo de avançar neste âmbito", acrescentou o Prelado.

Dom Duarte concluiu assinalando que "comprometemos nossa oração, e nosso empenho pastoral, para que tais decisões estejam orientadas ao bem comum da sociedade".