Durante um encontro com os participantes na Assembléia Geral do Conselho Superior das Obras Missionárias Pontifícias, o Papa Bento XVI elogiou o ressurgir do espírito missionário na Igreja universal.

"Sua presença –disse o Santo Padre– testemunha o compromisso missionário da Igreja nos diversos continentes, e o caráter pontifício que distingue sua associação destaca o laço particular que lhes une à sede de Pedro".

O Pontífice destacou além disso que desde sua criação, as Obras Missionárias Pontifícias "advertiram que a ação missionária consiste em definitiva em comunicar aos irmãos o amor de Deus que se revela no projeto de salvação".

"Através de intervenções de caridade concreta e generosa, as Obras da Propagação da Fé, de São Pedro Apóstolo e da Santa Infância difundiram o anúncio da Boa Nova e contribuíram paraa fundar e consolidar as Igrejas em novos territórios; a União Missionária do Clero favoreceu o crescimento da atenção do clero e dos religiosos pela evangelização", acrescentou.

"Tudo isto –observou o Papa– suscitou no povo cristão um despertar de fé e de amor, unido a um grande entusiasmo missionário. A oração e a ajuda concreta às missões se advertem hoje como parte integrante da vida de todo cristão" e "um espírito responsável por divisão e comunhão faz com que os fiéis de todas as comunidades se sintam implicados na ajuda às necessidades das terras missionárias, o que constitui um sinal eloqüente da catolicidade da Igreja".

O Pontífice assinalou que "este intenso movimento missionário" se traduziu em "uma cooperação missionária muito prometedora, da qual representam um testemunho eloqüente porque contribuem para alimentar em qualquer parte esse espírito de missão universal que foi o sinal distintivo de seu nascimento... e a força de seu desenvolvimento".

Ao final do discurso, Bento XVI exortou os presentes a continuar dando seu "precioso serviço às comunidades eclesiásticas", destacando que a ação do organismo "não se reduzirá jamais a uma mera eficiência organizadora ou ligada a interesses particulares de qualquer tipo, mas sim se revelará sempre como uma manifestação do amor divino".