O Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, revelou que a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano poderá concluir com uma grande missão continental para reavivar a fé na região.

Em uma conversa com a ACI, o Presidente do CELAM disse que o processo de preparação para a V Conferência "segue adiante em cada país, em cada diocese e em cada conferência episcopal"; e animou os católicos da região a incorporar-se ao processo de participação lançado pelo organismo eclesiástico latino-americano desde que o Papa Bento XVI anunciou oficialmente sua realização.

Em uma recente carta dirigida ao Cardeal Errázuriz, o Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação dos Bispos, anunciou oficialmente em nome do Santo Padre a data da V Conferência Geral do Episcopado: do domingo 13 a 31 de maio de 2007 no Santuário de Nossa Senhora da Aparecida no Brasil.

"Os presidentes dos episcopados coincidem na necessidade de refletir sobre o sujeito da evangelização, quer dizer, sobre quem é o que leva adiante a missão de evangelizar," disse o Cardeal à ACI. "Assim foi como surgiu de maneira praticamente unânime o tema que apresentamos o Santo Padre: o de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo".

O Cardeal afirmou que na América Latina, onde a presença católica foi tradicionalmente majoritária, "os católicos não sentiam esse desejo ou essa necessidade de levar a fé ao próximo, porque se assumia que todos a viviam".

Entretanto, "hoje, a partir dos novos desafios que expõe um mundo globalizado, os católicos devem redescobrir nossa vocação missionária no continente, e além de suas fronteiras", acrescentou.

"Por isso, os presidentes dos episcopados queremos propor à assembléia (da V Conferência) que a reunião conclua com um grande ato missionário, que envie evangelizadores por todo o continente", explicou o Cardeal à ACI.

O Cardeal animou os fiéis do Continente, incluindo os católicos da América do Norte, a orar intensamente pela preparação e os frutos da V Conferência; e também a participar ativamente em sua preparação materiais que o CELAM colocou à disposição no website dedicado exclusivamente à V Conferência: www.celam.info