No próximo, sábado 6 de maio, o ex-presidente da Generalitat, Jordi Pujol, inaugurará em Barcelona a Segunda Mostra Internacional de Cinema sobre a Família.

A mostra, que constará de 30 atos que se celebrarão ao longo de quatro meses, foi organizada pelo CinemaNet, com a colaboração do Grup d’Entitats Catalães da Família.

Durante o ato de inauguração, o ator Conrado São Martín, galã do cinema espanhol ao longo de várias décadas, receberá das mãos do ex-presidente Pujol a Onda de Ouro do Prêmio Cinematográfico "Família", em sua décima edição por sua trajetória profissional no cinema dos anos 40 do século passado até a atualidade. Até há um ano e meio continuava atuando como intérprete teatral. O jurado teve em conta os valores humanos, familiares e educativos de sua atividade cinematográfica.

No mesmo ato haverá uma homenagem às Mães, com uma concentração de mães com bebês. Do mesmo modo, a Orquestra Sinfônica de Les Roquetes interpretará ao vivo música de cinema.

Entre os atos mais destacados que se realizarão ao longo de quatro meses para prestar homenagem à família, encontram-se uma jornada sobre "Cinema e drogas", uma homenagem a todos os ganhadores dos "Prêmios Família" de trajetória profissional ao longo de uma década, a participação dos diretores Krysztof Zanussi (Polônia) e Gianni Amelio (Itália) e a atriz Olivia Hussey (Reino Unido), a entrega dos Prêmios "Rovira-Beleta" de roteiros de curtas cinematográficos realizados por jovens, e uma jornadas de cinema de animação, assim como cerca de vinte sessões de cine-fórum.