Em uma mensagem dirigida aos participantes do encontro de cultura cristã "Voltar a dar uma alma a Europa", que se celebra de 3 a 5 de maio em Viena (Áustria), o Secretário de estado, Cardeal Angelo Sodano, assinalou que a Europa precisa conservar os valores cristãos.

Em uma carta dirigida a este evento organizado conjuntamente pela primeira vez entre um organismo da Santa Sé e o patriarcado de Moscou, o Cardeal Sodano disse na mensagem, enviada em nome do Santo Padre, que "a Igreja, ‘especialista em humanidade’, não deixa de lembrar que só for conservado e plenamente valorizado o patrimônio de valores transmitidos pelos antepassados, a Europa, respeitando as diversas tradições espirituais que a enriquecem, pode escrever uma nova página de sua história, respeitando a dignidade do ser humano e proibindo definitivamente abusos e violências contra os direitos humanos, porque isto obstaculiza gravemente o desenvolvimento integral das nações, polui o coração do ser humano e danifica grandemente a honra do Criador".

Segundo um comunicado publicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro é fruto da visita do Cardeal Paul Poupard, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, a Sua Santidade Alexis II, patriarca de Moscou, em novembro de 2004.

A idéia "nasceu da preocupação entre os cristãos na Europa de combater o atual processo de perda de identidade do continente, de refletir sobre as raízes cristãs da Europa e de voltar a propor com força um projeto de futuro", diz o comunicado.

Presidido pelo Cardeal Poupard e o metropolitano Kirill, de Smolensk e Kaliningrado, Presidente do Departamento para as Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, o encontro foi possível graças ao apoio da Fundação "Pró Oriente", com sede em Viena. Participam especialistas de todo o continente, leigos e religiosos, escolhidos conjuntamente pelos dois organismos que convocaram a iniciativa.

Entre os temas que serão tratados nestes três dias destacam-se: Europa: as Igrejas diante dos desafios da globalização e da modernidade, das seitas e das novas formas de não crença e da indiferença religiosa; A influência da ética cristã na política, economia e nos meios de comunicação; o diálogo das Igrejas com as outras religiões e o humanismo das culturas secularizadas.