Membros da Igreja clandestina fiel à a Santa Sé na China assinalaram à Agência Católica Asiática UCAN que a nomeação de um novo bispo nesta quarta-feira, sem autorização do Vaticano, não ajudará a unir a Igreja.

Em um novo desafio ao Vaticano, a oficialista Associação Católica Patriótica a China ordenou nesta quarta-feira um bispo sem o consentimento do Vaticano, na segunda nomeação em três dias. O novo bispo cismático é Liu Xinhong, da província de Anhui, ao leste do país.

A maioria dos católicos de Anhui pertencem à Igreja clandestina fiel à a Santa Sé; por isso o Governo teve que transportar fiéis de províncias vizinhas para encher a catedral.

Segundo um líder da Igreja fiel entrevistado pela UCAN, "nossa comunidade não aceitará um bispo sem aprovação papal; esta ordenação só irá prejudicar os esforços da Igreja para impulsionar a evangelização e a reconciliação".

Outro líder da Igreja clandestina entrevistado pelo UCAN assinalou que "a ordenação não só enfrenta a Santa Sé mas também danifica a hierarquia da Igreja universal. Ao desafiar a ordem da Santa Sé, o Pe. Liu não receberá o apoio dos católicos locais".

Anhui carece de um bispo desde que Joseph Zhu Huayu, nomeado pela igreja oficialista, morrera aos 86 anos de idade em fevereiro do ano passado.

A igreja oficialista uniu as três diocese da província Anqing, Bengbu e Wuhu para formar a diocese de Anhui em 3 de julho de 2001; mas o Vaticano ainda as considera como diocese independentes.