Para defender a família e a institucionalidade do Matrimônio, a Coalizão Religiosa pelo Matrimônio que reúne 50 líderes de diferentes confissões apoiará uma emenda constitucional que em breve debaterá no Senado norte-americano.

A emenda constitucional que iniciará seu tramite no próximo dia 7 de junho procurará definir o Matrimônio como a união entre um homem e uma mulher e proteger assim a família de planejamentos ideológicos de grupos homossexuais e algumas seitas religiosas que defendem a poligamia.

A esse respeito, o Arcebispo da Filadelfia, Cardeal Justin Rigali, assinalou que diante dos contínuos ataques contra a família a única maneira de evitar danos dificilmente reparáveis na instituição do matrimônio é que os senadores aprovem a emenda constitucional.

A Coalizão está integrada por 16 bispos católicos e alguns representantes protestantes, ortodoxos, judeus e mórmons. A mesma propõe que "a universalidade da instituição do matrimônio não é uma criação de nenhuma religião, mas sim uma obra de Deus, que nenhuma comunidade pode redefinir".

Nos últimos anos, diversos estados norte-americanos introduziram emendas em suas respectivas constituições para defender-se dos ataques do lobby gay, com alguns processos em curso em alguns tribunais do país.