A Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que atualmente peregrina por terras africanas rumo a Sydney, próxima sede deste evento em 2008, sofreu pequenos danos quando capotou o veículo em que era transportada na cidade do Dakar, Senegal.

Conforme informa a agência Kath.net, a cruz chegou a Dakar na última Terça-feira Santa. O Diretor Nacional das Obras Missionárias Pontifícias, Padre Giuseppe Giordano, disse que "a passagem da Cruz peregrina da JMJ fortaleceu a fé dos fiéis locais, que aqui são uma minoria entre uma grande maioria de muçulmanos".

Em seu peregrinar para outras cidades e regiões africanas, a Cruz sofreu pequenos danos ao capotar o ônibus em que era transportada; alguns dos passageiros que se encontravam no veículo sofreram também algumas lesões, mas nenhuma de conseqüências que lamentar. A Cruz foi imediatamente reparada por artesãos locais, por isso os danos sofridos são agora imperceptíveis.

Logo depois das reparações, a Cruz chegou à missão católica em Koumpountum, aonde o Padre Giordano indicou que "os católicos representam uma pequena minoria. A chegada da Cruz foi por isso uma maravilhosa oportunidade para reforçar entre nós os católicos o sentido de pertença à Igreja universal. Inclusive alguns muçulmanos locais quiseram dever ver a cruz das JMJ".

Logo depois de sua passagem pelo Senegal, a Cruz peregrinará por vários lugares da África, chegando primeiro a Guiné Bissau, para continuar em seguida indo para Gâmbia, Ghana, Togo, Burkina Faso, Nigéria, Camarões, Gabão, República do Congo, Burundi, Ruanda, Quênia, Malawi, Zambia, Madagascar, Botswana, Swazilandia e África do Sul.