O Departamento de Missões da Conferência Episcopal da Guatemala e a Comissão Nacional de Missões anunciaram que o Segundo Congresso Missionário da Guatemala  (COMGUA 2) se realizará  de 6 a 8 de maio de 2005 na cidade de Quetzaltenango.

Segundo informaram fontes da Comissão, o tema central do  COMGUA 2 será “Façamos uma Paróquia Missionária. Façamos Missionária a  Nossa Paróquia”.

Os organizadores esperam pelo menos três mil leigos, e cerca de três mil sacerdotes, religiosos e religiosas, além de vários Bispos.

Durante a segunda reunião preparatória do COMGUA 2  realizada nesta semana, foi combinado abordar as conclusões do Segundo Congresso Americano Missionário (CAM2-COMLA7) realizado no ano passado.

Além disso, por disposição da Conferência Episcopal da Guatemala, será enfatizado o potencial missionário de cada paróquia em sua própria comunidade, e a paróquia como fonte de vocações missionárias para o mundo.

Dom Víctor Hugo Martínez, Bispo de Los Altos, indicou que o Congresso “deseja ressaltar o grande tema do encontro com Jesus Cristo vivo y ressucitado, o impacto deste fundamental encontro sobre as vidas e o fiéis e da sociedade”.