No comunicado final da sua 81º Assembléia Plenária, a Conferência Episcopal Mexicana (CEM), exortou os candidatos presidenciais a "consolidar nossa democrática", assumindo com maturidade a decisão dos eleitores.

Como se recorda, em um fato histórico, a CEM recebeu em sua assembléia a visita do Secretário de Governo, Carlos Abascal Carranza; do Secretário de Relações Exteriores, Luis Ernesto Derbez; e dos candidatos presidenciais Roberto Madrazo, Andrés López Obrador e Felipe Calderón.

"Isto nos permitiu conhecer de perto suas propostas e lhes apresentar de nossa parte as preocupações que como cidadãos e pastores temos respeito pelo futuro de nossa pátria", afirmou o comunicado. Entre estas estão "a defesa dos direitos humanos, a vida, a família , a educação, a liberdade religiosa", a criação de empregos, a luta contra a pobreza, a corrupção, entre outros.

Do mesmo modo, refletiu-se sobre "duas situações que tocam muito de perto a vida de nosso povo: a situação dos mineiros e a dos migrantes".

Ao referir-se aos mineiros falecidos em Pasta de Conchos, o Episcopado renovou sua "preocupação pela necessária proteção da vida e saúde dos trabalhadores e seus direitos trabalhistas". Por isso, pediu "o concurso sincero" de autoridades e sociedade em geral para "superar as situações dramáticas que muitos operários continuam padecendo".

Com respeito às leis migratórias que se estudam no Congresso dos Estados Unidos, os bispos explicam que estas "despertaram a consciência e a solidariedade" com os imigrantes. "Exortamos a todos a nos somar a este espírito solidário e a propiciar iniciativas que conciliem sadiamente a soberania dos estados, com o respeito pela dignidade da pessoa", assinala o texto.

Por outro lado, a CEM informa que como parte de sua renovação estrutural, foi redefinido o número de comissões episcopais, "de acordo com uma estrutura mais singela, operativa e eficaz de apenas oito comissões". O texto é assinado pelo Presidente e o Secretário Geral da CEM, Dom José Guadalupe Martín Rábago e Dom. Carlos Aguiar Retes, respectivamente.