Em declarações exclusivas à emisora colombiana Radio Cadeia Nacional (RCN), o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Alfonso López Trujillo, assinalou que a Igreja “não pensa retroceder um milímetro” em sua política respeito ao preservativo e a prevenção do AIDS.

O Cardeal assinalou a RCN que o Vaticano “mantém sem modificar a doutrina sobre o preservativo” e assinalou que as palavras do Cardeal italiano Carlo María Martini “não passam de ser opiniões pessoais que não refletem a doutrina”.

Segundo o Cardeal, o Papa BentoXVI não ordenou nenhum estudo para modificar a proibição do preservativo.

“Como dicastério, nós não temos nenhuma instrução, nem nenhuma indicação em contra, para realizar nenhum tipo de estudo com alguma novidade em relação ao preservativo”, assegurou o Cardeal.

Do mesmo modo, o Cardeal colombiano assinalou que o Cardeal Martini “deveria explicar como o preservativo (prevem o AIDS) se for verdade que disse que é objetivo (que se trata de um mal menor)”.

O Cardeal concluiu assinalando que a única recomendação da Igreja Católica frente ao AIDS é a fidelidade e a castidade, como os meios não só moralmente aceitáveis, mas também medicamente eficazes.