O Papa BentoXVI recordou que a obra dos Apóstolos, alicerçada em uma experiência única e irrepetível, é garantida pela proximidade do Senhor, durante sua habitual Audiência Geral das quartas-feiras, diante de milhares de peregrinos na praça de São Pedro.

Seguindo o ciclo de sua catequese sobre a Igreja, o Santo Padre tratou o tema da Tradição Apostólica e definiu esta como “o Evangelho vivo, anunciado pelos Apóstolos em sua integridade, com base na plenitude de sua experiência única e irrepetível: por sua obra a fé é comunicada aos outros, até nós, até o fim do mundo”.

Sobre a missão apostólica, o Pontífice destacou que esta “implica um serviço pastoral, litúrgico e profético, garantido pela proximidade do Senhor até a consumação do tempo”.

O Bispo de Roma também afirmou que “a Tradição é apostólica sobre tudo nas suas origens” e, citando a Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II Dei Verbum, sustentou que “dispôs Deus benignamente que tudo o que tinha revelado para a salvação dos homens permanecesse íntegro para sempre e se transmitisse a todas as gerações. Por isso Cristo Senhor, em quem se consuma a revelação total do Deus supremo, mandou aos Apóstolos que pregassem a todos os homens o Evangelho, lhes comunicando os dons divinos”.

“O Concílio –continuou– prossegue ressaltando como tal compromisso foi fielmente realizado pelos Apóstolos ‘que na pregação oral comunicaram com exemplos e instituições o que tinham recebido pela palavra, pela convivência e pelas obras de Cristo, ou o aprenderam pela inspiração do Espírito Santo’”.

Ao destacar o trabalho dos apóstolos, o Papa adicionou que “continuam a colheita iniciada por Cristo, e o fazem sobre tudo transmitindo fielmente o dom recebido, a boa nova do Reino vindo aos homens em Jesus Cristo”.

Seguidamente, BentoXVI disse que “o número destes expressa não só continuidade com a Santa raiz, Israel das doze tribos, mas também o destino universal de seu ministério, portador de salvação até os extremos confins da terra. Isto se pode apreender do valor simbólico que têm os números no mundo semítico: doze resulta da multiplicação de três, número perfeito, e quatro, número que nos leva aos quatro pontos cardeais e, portanto, ao mundo inteiro”.

Do mesmo modo, o Papa apontou que “a comunidade nascida do anúncio evangélico se sente comprometida a transmitir a outros a formosa notícia da presença atual do Senhor e de seu mistério pascal, operante no Espírito”.

Citando o Concílio Vaticano II, o Papa disse que “o que ensinaram os Apóstolos encerra todo o necessário para que o Povo de Deus viva santamente e aumente sua fé, e desta forma a Igreja, em sua doutrina, em sua vida e em seu culto perpetua e transmite a todas as gerações tudo o que ela é, tudo o que acredita”.

“A Tradição é a história do Espírito que atua na história da Igreja através da mediação dos Apóstolos e de seus sucessores, em fiel continuidade com a experiência das origens. A distância dos séculos é superada e o Ressuscitado se oferece vivo e operante por nós, no hoje da Igreja e do mundo”, concluiu o Pontífice.