O oficial do Pontifício Conselho para a Cultura, Pe. Javier Magdaleno, e a arquidiocese de Guadalajara, anunciaram três importantes iniciativas cinematográficas que promoverão os valores cristãos na sétima arte.

A primeira é a criação do Centro Superior de Produção Cinematográfica em Guadalajara, que, segundo o sacerdote, responde à necessidade de criar novas linguagens cinematográficas a partir de uma visão antropológica cristã.

Esclareceu que não se fará intencionalmente cinema de caráter religioso, mas sim buscarão que as produções tenham "uma linguagem capaz de suscitar e sustentar uma reflexão sobre a esperança, o destino e a felicidade do homem".

O centro abrirá suas portas em fevereiro de 2007 e já receberam solicitações de ingresso de jovens da Palestina, Síria, Líbano, Itália, Argentina, Peru e Espanha, entre outros. A instituição estará dirigida por Marina Spada, professora de cinema da Universidade de Milão.

Do mesmo modo, anunciou-se a publicação em novembro de uma revista de cinema cuja base será a Revista do Cinematógrafo editada em Roma, cuja edição estará a cargo da Seção Diocesana de Pastoral da Comunicação. Seu diretor, o Pe. Pedro Rodríguez González, indicou que esta "não só incluirá resenhas de filmes ou filmes recentemente estreados, mas sim velará pela criação de uma cultura cinematográfica que ajude a valorarizar o cinema que se consome no México e na América Latina, assim como assimilar e defender nossa identidade cultural".

Finalmente, de 3 a 10 de novembro próximo, será realizado o II Festival Internacional de Cinema "Terceiro Milênio", no qual serão expostos os trabalhos dos alunos do Centro Superior de Produção Cinematográfica de Guadalajara.