Ao difundir a notícia da inauguração de duas novas igrejas dedicadas à fundadora das Missionárias da Caridade, a Conferência Episcopal da Índia, afirmou que o carisma da Madre Teresa de Calcutá continua vivo e gerando frutos de amor e de serviço na Igreja local da Índia.

A primeira igreja foi inaugurada em Nova Delhi por Dom Vincent Concessao, Arcebispo de Nova Delhi, em 22 de abril e a segunda em 24 de abril na diocese de Mangalore por Dom Aloysius Paul D’Souza.

Durante sua homilia, Dom. Paul D’Souza revelou a alegria de toda a comunidade católica no país por estes acontecimentos e pela crescente presença das "irmãs do sari branco", como são conhecidas as Irmãs da Caridade que servem a "os mais pobres dos pobres". Acrescentou que "a Beata Teresa se converteu em um símbolo da compaixão de Deus pelos pobres mais pobres", e disse estar muito feliz de que tenha sido escolhida padroeira da nova igreja de Parparganj.

Por sua vez, o Bispo Auxiliar de Nova Delhi, Dom Anil Couto, reconheceu que a igreja dedicada a Mãe Teresa será um símbolo de unidade, e assinalou que "este novo lugar de culto pode converter-se em um instrumento muito importante nas mãos de Deus, porque pode induzir ao povo a unir-se à figura de Cristo e ajudar a testemunhar a fé cristã".