Durante o programa televisivo "Chaves para um Mundo Melhor", Dom Héctor Aguer, Arcebispo de La Plata, assinalou que o polêmico "evangelho de Judas" é parte de "uma operação ideológica" contra a fé católica e contra a Igreja.

"Ao parecer o anticatólico vende bem o que mostra que também há uma operação comercial", disse Dom Aguer; que advertiu que "isso não depende do dinamismo do mercado nem é por acaso. É evidente que a operação comercial –o negócio– e a operação ideológica vão muito bem ligados e é conveniente lembrar e estar atento a tudo isto".

O Arcebispo lembrou que o conteúdo do "evangelho de Judas" "era conhecido há pelo menos 1800 anos"; e que já então se sabia que fazia parte do grupo de evangelhos apócrifos escrito por "uma seita gnóstica onde misturavam verdades cristãs, doutrinas filosóficas e, especialmente, mistérios orientais e a Igreja o condenou rapidamente".

A ideologia gnóstica "propunha um ataque ao Deus da revelação bíblica com uma forte tendência antijudaica. Contra isto exaltavam o Deus Supremo dos gnósticos e Judas era uma peça chave na luta contra esse Deus Bíblico ao que consideravam um Deus semita", explicou o Prelado.

"Agora apresenta o ‘evangelho de Judas’ como se acabassem de descobrir quando Santo Irineu, Bispo de Lyón, no ano 180, em sua obra contra as heresias já desmascarava este falso evangelho o que mostra que é uma coisa muito sabida que agora se apresenta como se fosse uma novidade", concluiu.