O Coordenador da Comissão de Acompanhamento Eleitoral da Conferência Episcopal Venezuelana, Dom Freddy Fuenmayor, indicou que uma vez nomeados os novos membros do Comitê Nacional Eleitoral (CNE), continuarão contribuindo para que "o processo eleitoral seja viável".

Depois de se reunir com o Presidente da Assembléia Nacional, Nicolás Maduro, o Prelado declarou que "nós podemos ajudar com nossa mediação e facilitação para que o processo eleitoral se dê como deve ser, nós gostaríamos de conversar com a nova direção do CNE para fazer nossas propostas a fim de que o processo eleitoral seja viável".

Assinalou que durante a entrevista comunicou ao parlamentar "a necessidade de escolher um CNE que desperte muita confiança no eleitorado venezuelano para que as próximas eleições presidenciais contem com uma participação maciça da população".

Por outro lado, o também Bispo de Los Teques deu por superado o "impasse" que teve com o Vice-presidente José Vicente Rangel. Indicou que "foi um mal-entendido" e que "interpretou-se como se julgássemos negativamente a ação do atual CNE".

"De minha parte, o impasse já foi superado, não somos inimigos nem adversários, mas os pastores da Igreja Católica que, junto com leigos e sacerdotes, queremos prestar um serviço à Venezuela", assinalou.