Membros da Conferência Episcopal Suíça visitaram recentemente o Irã. A sua volta afirmaram que os cristãos não gozam de nenhuma classe de liberdade religiosa no país islâmico.

A delegação conformada por dez pessoas e liderada por Dom Pierre Bürcher, Bispo Auxiliar de Lausanne, Genebra e Friburgo encontrou que as minorias cristãs no Irã têm a liberdade de praticar sua religião exclusivamente dentro de suas comunidades, mas não podem falar a respeito de sua fé fora delas.

Na visita, que respondeu a um convite da Organização Islâmica de Cultura e Relações do Irã que visitou a Suíça em setembro, dialogou-se sobre a crise política gerada pelas aspirações nucleares do Irã, a polêmica em torno das caricaturas da Maomé, e a percepção que o ocidente tem do país islâmico.

Em outro esforço para gerar futuros diálogos Dom Bürcher participará do "Doha Trialogue" em Qatar do que participarão cristãos do Oriente Médio, judeus e muçulmanos; e além disso será publicado um livro contendo os discursos da visita em frasi e inglês e serão distribuídos no Irã.