No 20° aniversário do acidente nuclear no Chernobyl, ocorrido em 26 de abril de 1986, o Pe. Ihor Yatsiv, encarregado de imprensa do Patriarcado de Lubomyr (Husar), convidou todos os ucranianos a refletir sobre o longe que pode chegar a humanidade na corrida para dominar o mundo e evitar os conselhos e mandamentos de nosso Senhor.

Em entrevista concedida à organização Ajuda à Igreja que Sofre, o sacerdote indicou que junto com a Igreja greco-católica ucraniana, fazem um chamado para que a lembrança da tragédia seja ocasião para todos os ucranianos "para limpar o ar espiritual contaminado que respiram nossas almas".

Do mesmo modo, o presbítero acrescentou que "a Igreja na Ucrânia reza para que Chernobyl seja entendido como uma advertência para o adequado uso das tecnologias, não com um desejo de dominar o mundo de acordo com os planos humanos, mas sim para gerar o crescimento e o progresso em harmonia com a vontade de Deus para toda a humanidade".

Há 20 anos, a base nuclear localizada em Chernobyl explodiu e gerou uma grande contaminação radioativa que afetou boa parte da Europa do Leste e Central. A contaminação ainda continua afetando milhares de pessoas na Ucrânia, Bielorrúsia e outros países europeus.