A Igreja na Venezuela celebrou nesta semana 30 anos de ministério episcopal de Dom Vicente Hernández Peña, Bispo de Trujillo.

O Prelado presidiu a Celebração Eucarística acompanhado de vários Bispos e sacerdotes; e durante a saudação inicial disse que  “nos unimos à Igreja… em Ação de Graças comum, pelas coisas boas que foram feitas e para pedir perdão pelo bem que deixamos de fazer”.

Durante a homilia, Dom Ramón Aponte, Bispo de Valle de La Pascua, tomou palavras tanto do Diretoório do Ministério Pastoral dos Bispo e da Exortação Apostólica “Os Bispos pastores da grei” para destacar a “caridade pastoral” de Dom Hernández. 

“Dom Vicente um pastor preocupado pelas vocações sacerdotais, também se preocupou pela formação dos sacerdotes… Dom Vicente foi um homem que se entregou a Deus, à Igreja e a seu povo”, concluiu Dom Aponte.

Ao finalizar a Eucaristia, a Universidade dos Andes  apresentou o livro “Mestre da fé e pastor de sua grei 1974 – 2004”, no qual estão reunidos os discursos, cartas e exortações  de Dom Hernández

O Bispo de Trujillo agradeceu a Deus e aos presentes a comemoração: “Deus me deu este episcopado longo e ainda me dá a graça de continuar servindo a esta Igreja com maior empenho e fidelidade… peço-lhes acima de tudo que continuem me acompanhando na oração; eu simplesmente fui escolhido por Ele, para desempenhar um ministério que cumpro segundo so dons que ele me deu”.