O Arcebispo Giovanni Lajolo, Secretário para as Relações com os Estados, lembrou a histórica visita do Papa João Paulo II à ex-nação comunista balcânica e terra natal de Madre Teresa de Calcutá, em sua visita visita oficial à Albânia de 21 a 25 de abril.

Dom Lajolo assistiu convidado pelo Ministro dos Assuntos Exteriores, Besnik Mustafaj, com quem se reuniu no sábado passado.

No domingo, dia 23 pela manhã, o Prelado celebrou um solene pontifical na Catedral de Tirana, e lembrou a visita histórica de João Paulo II em 25 de abril de 1993, durante a qual consagrou quatro novos bispos.

Em 25 de janeiro de 2005, o falecido Papa polonês reorganizou a Igreja na Albânia em duas províncias eclesiásticas: uma ao redor da arquidiocese de Tirana-Durazzo e a outra ao redor da arquidiocese de Scutari-Pult.

À tarde, Dom Lajolo realizou uma visita de cortesia aos chefes das comunidades muçulmanas e foi recebido pelo Primeiro-ministro, Sali Berisha.

O secretário para as Relações com os Estados foi recebido na segunda-feira, dia 24, pelo Presidente da República, Alfred Moisiu. Nessa mesma tarde se deslocou ao Scutari, onde visitou o Santuário nacional da Virgem do Bom Conselho e presidiu uma celebração eucarística solene na catedral de Scutari. Do mesmo modo, visitou as tumbas dos mártires albaneses do regime comunista do século passado, entre eles, o Cardeal Mikel Koliqi.