A Assembléia Nacional da Nicarágua debaterá nesta quinta-feira o anteprojeto de reforma do Código Penal que inclui, em um de seus artigos, a possibilidade de praticar o aborto terapêutico no país.

Por isso, para chamar os congressistas à reflexão, o Presidente da Comissão de Pastoral da Família da Conferência Episcopal Nicaragüense, Dom Juan Abelardo; e o Presidente da Associação Nicaragüense pela Vida, doutor Rafael José Cabrera, publicaram em 25 de março uma carta em que pedem "seja eliminado o artigo referente ao aborto terapêutico no anteprojeto de reformas do Código Penal vigente".

Do mesmo modo, o texto denuncia o interesse das clínicas abortistas em que tal artigo seja aprovado e assim "realizar abortos em qualquer mulher por qualquer razão, com o único requisito de apresentar sua assinatura, a de seu cônjuge ou parente mais próximo e a assinatura de três médicos".

A carta também solicita que se mantenham os artigos que velam pela moral e os bons costumes. "Temos fé que sua responsabilidade como pais da pátria estará de acordo com sua alta investidura, refletindo sua fidalguia de obras e palavras", afirma a missiva.