Durante sua habitual Audiência Geral da quarta-feira, o Papa Bento XVI lembrou que a Tradição apostólica –e não só a Sagrada Escritura– é fundamental para o cumprimento da missão da Igreja encomendada por Jesus Cristo.

O Pontífice dedicou a catequese, proclamada a mais de 50 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro, ao tema da comunhão eclesiástica e o conceito de tradição.

"A comunhão eclesiástica, suscitada e sustentada pelo Espírito Santo e custodiada e promovida pelo ministério apostólico, não se refere só aos fiéis de um momento histórico determinado mas sim abrange todos os tempos e gerações", explicou o Santo Padre.

"Graças ao Paráclito –acrescentou–, a experiência do Ressuscitado, que experimentou a comunidade apostólica nas origens da Igreja, poderá ser vivida também pelas gerações futuras, transmitida e atualizada na fé, no culto e na comunhão do Povo de Deus".

Bento XVI explicou que "a tradição apostólica da Igreja consiste nesta transmissão dos bens da salvação" e "o Espírito Santo será quem atualiza a presença salvífica do Senhor mediante o ministério dos apóstolos... e de toda a vida do povo da nova aliança".

Segundo o Papa, "esta atualização permanente da presença ativa de Jesus em seu povo, atuada pelo Espírito Santo e expressa na Igreja através do ministério apostólico e a comunhão fraternal é o que em sentido teológico se chama Tradição, que não é a simples transmissão material do que foi comunicado no princípio aos apóstolos, mas a presença eficaz do Senhor Jesus, que acompanha e guia no Espírito a comunidade por Ele reunida".

"A Tradição é a comunhão dos fiéis com seus legítimos pastores que o Espírito Santo alimenta ao longo da história", disse finalmente o Papa. "É a continuidade orgânica da Igreja... é a presença permanente do Salvador que sai ao nosso encontro, nos redime e nos santifica por meio do Espírito", concluiu.