O grupo de Profissionais pela Ética da Espanha publicou neste domingo um cru balanço dos dois anos do Governo socialista de Rodríguez Zapatero na Espanha, em que contrastam com números as celebrações organizadas pelo PSOE no país.

Segundo o balanço, "durante este período se aplicou uma política, que longe de atender aos problemas reais dos cidadãos, tenta impor um novo modelo de sociedade", manifestada em índices preocupantes:

· "O alarmante aumento de abortos, que alcançou a marca de 85.000 abortos oficiais."

· "Os constantes ataques à instituição familiar, rebaixando-a ou tentando equipará-la a outras situações que nada têm a ver com a verdadeira família, para criar confusão, com uma total ausência de uma política de proteção da família, e de ajudas dignas em apoio da maternidade".

· A introdução do matrimônio e a adoção por parte de pessoas do mesmo sexo, favorecendo os interesses de grupos absolutamente minoritários.

· "A introdução de um ‘divórcio Express’, com o conseguinte aumento das rupturas matrimoniais".

· "A promoção da pesquisa com embriões humanos, favorecendo assim a clonagem terapêutica, com a conseguinte destruição de vidas humanas".

· "Os ataques à liberdade de ensino e à qualidade do sistema educativo, assim como ao direito fundamental à educação religiosa".

· "A burla ou a crítica à Igreja Católica por parte do Governo, com uma constante ameaça de retirar qualquer ajuda pública, e de revisar os acordos Igreja-estado assinados com a Santa Sé".

· "O intervencionismo asfixiante em todos os âmbitos da vida social e econômica".

· "O progressivo monopólio nos meios de comunicação, favorecendo aos afins através de subvenções ou concessões de canais de televisão e rádio, e os ataques à liberdade de expressão daqueles que discordam da ideologia do poder".

· "A tentativa de ressuscitar o enfrentamento entre as duas Espanhas, por meio de uma atitude revanchista e revisionista de nossa história recente, que longe de permitir conhecer a realidade e favorecer a reconciliação entre os espanhóis, pretende reescrever o passado".

José Agudo, Secretário de Profissionais pela Ética-Catalunha, pergunta-se "Onde está o aspecto dialogante de Rodriguez Zapatero?, por que não escutou as centenas de milhares de cidadãos que mostraram seu desacordo nas diversas manifestações realizadas no último ano?". Do aspecto que o têm feito famoso, só fica o perpétuo sorriso, pois as decisões são tomadas por imperativo, por imposição, sem levar em conta as opiniões dos que não pensam como ele".

"Governa-se sem levar em conta os cidadãos", conclui Agudo.