O Presidente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom José Guadalupe Martín Rábago, confirmou que os candidatos presidenciais Roberto Madrazo, Andrés López Obrador e Felipe Calderón, expor suas propostas durante a 81° Assembléia Ordinária do Episcopado que se realiza de 24 a 28 de abril.

Em declarações à imprensa, o também Bispo de León explicou que "devido ao pouco tempo com que contamos para realizar esta Assembléia", foi impossível "permitir a participação de mais candidatos".

"Nós esperamos que os expositores comentem suas propostas, com o objetivo de manter uma relação estreita com todos por igual, já que posteriormente debaterão em público para dar a conhecer seus projetos a todo o país para que a sociedade possa ter uma maior clareza sobre pessoa que votará nas próximas eleições", acrescentou.

De acordo com o programa, em 25 de abril se apresentará o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Roberto Madrazo; na quarta-feira, dia 26, exporá o representante do Ação Nacional (PAN), Felipe Calderón; e finalmente, no dia 27 de abril, os bispos escutarão os candidatos da coalizão Pelo Bem de Todos, Andrés Manuel López Obrador.

Encontro histórico

Por sua vez, o Secretário Geral da CEM, Dom Carlos Aguiar Retes, chamou de histórica a participação dos candidatos na Assembléia Nacional do Episcopado, porque "nunca antes se deu um fato semelhante".

Em entrevista ao semanário Proceso, Dom Aguiar Retes assinalou que aos bispos interessa "conhecer de primeira voz a posição de cada candidato" sobre "aqueles pontos que nos interessa" e dos quais "eles falam pouco", como a defesa da vida e dos valores.

Outro ponto é a possibilidade da Igreja no México de "dirigir meios de comunicação" e o reconhecimento pleno da liberdade religiosa.

O Prelado informou que os encontros, que serão privados, durarão duas horas e estarão divididos em duas partes, para que primeiro o candidato faça sua exposição e, em seguida, passe a uma rodada de perguntas e respostas.