Dois milhares de fiéis, mais de 30 bispos e dezenas de sacerdotes, acompanharam este domingo à ordenação episcopal de Dom Kay Schmalhausen, S.C.V., segundo bispo do Sodalício de Vida Cristã, a Sociedade de Vida Apostólica de Direito Pontifício fundada no Peru por D. Luis Fernando Figari.

A cerimônia, realizada na Basílica Catedral de Lima e presidida pelo Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, contou com a participação do Núncio Apostólico do Papa, Dom. Rino Passigato, e o Legado Pontifício para o 400 Aniversário de Santo Toríbio, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, Arcebispo do São Domingos e Primaz da América.

O Papa Bento XVI, no dia 18 de fevereiro, designou Dom. Schmalhausen como Bispo Prelado de Ayaviri, localizado nos Andes ao sul do Peru.

Durante a homilia, o Arcebispo de Lima se dirigiu ao Sodalício de Vida Cristã, família espiritual da qual Dom. Kay Schmalhausen é parte, para lhes agradecer em nome da Igreja "por este trabalho de evangelização, por estes frutos com os quais o Senhor os está abençoando de maneira tão generosa".

"Obrigado, que Deus continue os abençoando e que continuemos sempre unidos nesta tarefa que hoje abre campo nesta região do sul andino", acrescentou.

Dom Schmalhausen, em suas palavras no final da Missa de Consagração Episcopal, agradeceu emotivamente a Deus, a Santa Maria, ao Papa Bento XVI, ao Cardeal Cipriani, ao Núncio Apostólico, ao Legado Pontifício, a seus irmãos bispos e a seus familiares.

Também teve palavras especiais para sua comunidade do Sodalício de Vida Cristã a quem agradeceu "pelo dom da vida fraterna… pelo sincero afeto, pelo exemplo edificante de muitíssimos, pela comunhão de corações no caminho percorrido, pela amizade centrada no Senhor".

Igualmente fez uma menção aos grupos de fiéis vindos de Callao, Arequipa e especialmente de Ayaviri a quem disse: "Que o Senhor, o Bom Pastor, conceda-nos estar muito em breve reunidos na comunhão de fé, de esperança e de caridade".

Dom. Kay Schmalhausen é o segundo Bispo do Sodalicio de Vida Cristã; e com 41 anos de idade, é o prelado mais jovem da América do Sul.