Através de uma carta, o Papa Bento XVI confirmou que a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e o Caribe se realizará entre os dias 13 e 31 de maio de 2007 no Santuário de Nossa Senhora da Aparecida (Brasil), com o lema "Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nossos povos nele tenham vida".

A carta está assinada pelo Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Giovanni Battista Ré, e dirige-se ao Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Cardeal Francisco Javier Errázuriz.

O texto anuncia que o Pontífice também aprovou o regulamento anexo "que deverá ser seguido para a preparação, designação de participantes e o desenvolvimento" do evento.

Nesse sentido, pede-se ao Cardeal Errázuriz que solicite às Conferências Episcopais que procedam "a escolha de seus representantes e oportunamente notifiquem o resultado das escolhas à Pontifícia Comissão para a América Latina", assim como os nomes das pessoas "que puderem participar como convidados ou observadores".

"O Santo Padre agradece de coração o trabalho de preparação da Quinta Conferência que já realizou o CELAM e as Conferências Episcopais, estendendo também sua gratidão aos que colaboram para a preparação", assinala a carta.

Finalmente, depois de invocar a intercessão da Santa Maria "para o feliz êxito deste importante acontecimento eclesiástico, o Santo Padre envia sua especial bênção apostólica".