O Papa Bento XVI afirmou nesta manhã que o dom de si mesmo ao outro, no sacerdócio celibatário, é o coração do sacramento da ordem sacerdotal na Igreja e que "os que recebem este sacramento estão configurados de um modo particular a Cristo".

Ao receber nesta manhã os bispos de Ghana em visita ad limina, o Santo Padre animou os prelados a continuar assegurando que os candidatos ao sacerdócio correspondam às exigências de sua tarefa e dar-lhes uma formação adequada.

Depois de lembrar que neste ano se comemora o centenário da chegada dos missionários ao norte de Ghana, desejou aos bispos africanos que "o valor missionário os impulsione, assim como a seu amado povo, reforçando seus esforços para difundir o Evangelho".

Também advertiu que a vida sacerdotal "nunca deve considerar um modo de melhorar a própria categoria social ou o nível de vida. Se assim for, a oferenda de si mesmo e a docilidade ao projeto de Deus cederão lugar aos desejos pessoais e o sacerdote será ineficaz" .

Ao referir-se à tarefa da Igreja de ajudar as famílias cristãs a viver fiel e generosamente como verdadeiras Igrejas domésticas, o Papa fez suas as preocupações expressas pelos bispos em seus informes sobre "a correta celebração do matrimônio cristão" em seu país, e destacou que "o cristianismo busca respeitar sempre as veneráveis tradições das culturas e dos povos, mas procura ao mesmo tempo purificar as daquelas práticaas que são contrárias ao Evangelho".

"Por isso, é essencial que toda a comunidade católica acentue sempre a importância da união monógama e indissolúvel de homem e mulher, consagrados no matrimônio sagrado. Para os cristãos, as formas tradicionais de matrimônio nunca podem substituir o matrimônio sacramental", destacou o Papa.

Do mesmo modo, indicou que "os jovens constituem quase a metade da população" em Ghana e que nessa nação ali "a Igreja é jovem". Por essa razão, é necessário reforçar a identidade católica da população, para o qual deve dar-se o os instrumentos necessários para enfrentar-se aos desafios de mudar a realidade econômica, e da globalização", e ajudar "a responder aos argumentos das seitas religiosas".

Bento XVI elogiou os esforços recentes para "acabar com o mal da pobreza e reforçar a economia", embora ainda reste muito por fazer, e acrescentou que "a pobreza extrema e difusa freqüentemente suporta um declive moral geral que conduz ao crime e à corrupção, aos ataques contra a santidade da vida humana e inclusive à volta às práticas supersticiosas do passado".

Nesta situação, continuou o Santo Padre, "a Igreja deve ser um farol de esperança para a vida dos cristãos, ajudando os fiéis a compreender melhor as promessas de Jesus" e "formando-os para que possam ocupar seu lugar legítimo tanto na Igreja de Cristo como na sociedade".

Também elogiou o trabalho dos catequistas e lamentou que sua tarefa se veja às vezes obstaculizada "pela escassez de recursos ou a hostilidade do ambiente", e convidou os bispos a garantir-lhes seu "apoio espiritual, doutrinal, moral e material" para sua missão.