A diocese de Shangai realizou no dia 8 de abril o Seminário "Comemoração dos 500 anos do nascimento do grande missionário jesuíta e Padroeiro das Missões na China São Francisco Xavier", para lembrar e refletir sobre a obra do Santo espanhol.

A agência Fides informou que o evento contou com a participação de mais de 170 estudiosos, entre religiosos e leigos, procedentes de diversas partes do país.

Durante o discurso inaugural, Dom Jin Lu Xian, afirmou que o seminário se apresentou como "um incentivo a todos para que possamos imitar o espírito missionário do Santo".

Por sua vez, o Bispo Auxiliar de Shangai, Dom Xing Wen Zhi, disse que os "500 anos de distância com o Santo", assim como as diferenças da língua, cultura, tempo e espaço, "não nos impedem de encarnar o espírito missionário de São Francisco Xavier".

Em sua intervenção, o Prelado pediu para "transformar em ação concreta" a "missão transmitida pelo santo".

Indicou que "para ser concretos devemos intensificar a espiritualidade, dar importância à inculturação", formar missionários, aproveitar "os modernos meios de comunicação social", assim como "dar máxima atenção à evangelização dos trabalhadores imigrantes".