Debaixo de uma intensa chuva, milhares de pessoas se reuniram na Catedral metropolitana de Santiago para despedir-se do Padre Faustino Gazziero, o sacerdote italiano assassinado no sábado nesta mesma Catedral pelas mãos de um suposto seguidor de uma seita satânica.

O sacerdote servita foi assassinado a facadas no sábado quando terminava de celebrara a  Eucaristia.

A Missa  de corpo presente foi presidida pelo Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo de Santiago, que esteve acompanhado por mais de trinta bispos e pelo Núncio Apostólico de Sua Santidade, Dom Aldo Cavalli.

Junto ao Cardeal Errázuriz concelebraram os dois bispos da Ordem dos Servos de Maria –à qual pertencia o Pe. Gazziero-: Dom Luis Infanti, Bispo Vigário Apostólico de Aysén, e Dom Juan María Agurto, Bispo coadjutor de Ancud.

“Um profundo estremecimento percorreu nossa terra, junto à desgarradora morte da irmã Lita Castillo, religiosa e missionária, Dom de Deus aos pobres de nossa  pátria, assim como o padre Faustino, não temos memória de um ato de violência semelhante ocorrido em um “lugar sagrado”, disse em sua homilia o Cardeal Errázuriz.

O Arcebispo disse então que “em uma casa de Deus, um jovem fanatizado matou um homem sábio que passava pelo mundo fazendo o bem por seguir as pegadas de Jesus”.

“É justamente o que se quer apagar dessa pátria, esse Satã  que invocava a gritos nosso compatriota em seu desvario, enquanto destruía o templo vivo de Deus, o corpo do padre Faustino e negava sua própria vocação de bem como construtor da sociedade.  Naqueles que agem assim também geme a natureza ferida pelo pecado”, disse o Purpurado.

“Não sofrem a escravidão do Egito, mas outras carências  de liberdade e sofrem acorrentados a visões, atitudes, ritos,  violências e grupos que corroem sua humanidade”, conclui.

A  Eucaristia terminou pouco antes das  11h30 da manhã. –hora local-, quando o féretro com os restos do padre Gazziero deixou a Catedral em meio a aplausos.

O enterro ocorreu no  Cemitério Católico, onde o sacerdote italiano era capelão.