O espetáculo blasfemo "A Revelação" de Leo Bassi não será apresentada, como estava previsto, no Teatro de Mar de Palma, de propriedade da diocese da Mallorca, mas sim no Teatro de Lloseta.

O Bispado sempre foi contra que se fosse representada nesse local, dado que "conflita contra a doutrina e moral da Igreja Católica".

Esta decisão foi tomada depois de uma reunião dos membros do órgão de governo da Fundação Teatre de Mar com os representantes do artista italiano, logo depois da polêmica surgida ao conhecer-se a intenção de apresentar a obra no local propriedade do bispado de Mallorca.

A diocese mallorquina tem o teatro alugado à citada fundação, através de um contrato que inclui uma cláusula que proíbe a representação de qualquer obra que atente contra a religião católica. Segundo o Teatre de Mar, entretanto, o espetáculo sim pode ser realizado no Teatro de Lloseta.

Polêmica e atentado fracassado

A montagem de Leo Bassi alcançou uma notoriedade à margem de sua proposta cênica, depois do atentado fracassado que sofreu no Teatro Alfil de Madri e as manifestações de centenas de pessoas contra sua representação.

"A Revelação" foi criticada pelo Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, que a qualificou como blasfema e anti-cristã, "um verdadeiro insulto à Igreja".

A Diocese de Mallorca expressou sua satisfação de que a direção do Teatre de Mar tenha "cumprido o contrato de arrendamento assinado" com a Igreja e decidido não acolher o espetáculo.